sexta-feira, 9 de março de 2012

2 comentários:

  1. Alunas:Ana Karolyne,Carolina Renata,Tatiane Rocha e Mariana de Lima
    1ºB

    Arteriosclerose é um processo degenerativo do qual resulta o endurecimento e espaçamento da parede das artérias. Pela diminuição da elasticidade arterial, costuma provocar aumento da pressão arterial sistólica e diminuição da pressão arterial diastólica. A arteriosclerose pode começar na infância e progredir lentamente, na medida em que a pessoa cresce. Em algumas pessoas esta doença pode progredir mais rapidamente. Normalmente esta doença ocorre em pessoas maiores de 45 anos e é mais comum em homens. Depois da menopausa, as mulheres têm o mesmo risco que os homens. Ele é a principal causa de morte no mundo ocidental.
    A arteriosclerose é uma enfermidade que pode favorecer: AVCs, aneurismas da aorta; infarto cerebral; angina abdominal (dor) e infarto intestinal (coágulo sangüíneo nos intestinos); doença arterial coronária e arteriosclerose das extremidades.O risco de desenvolver esta doença aumenta com pressão alta, tabagismo, diabetes, obesidade, altos níveis de colesterol LDL (colesterol ruim), baixos níveis de colesterol HDL (colesterol bom), Sedentarismo e antecedentes familiares da doença.
    A arteriosclerose não tem cura, mas sua progressão pode ser diminuída ou detida. Esta doença exige constante acompanhamento médico e mudanças no estilo de vida (remédios para diminuir o colesterol, modificação da dieta, perda de peso, abandonar o cigarro e aumento da atividade física).
    Para prevenir a arteriosclerose é preciso não fumar, controlar os níveis de colesterol e de pressão arterial, praticar atividade física regularmente, adotar uma dieta rica em fibras e pobre em gordura, controlar o diabetes e manter peso adequado para a respectiva idade e altura.

    Causas
    Alimentação rica em colesterol e gordura saturada;
    Idade avançada;
    Intoxicação;
    Enfermidades sífilis e diabetes
    Ingestão de alimentos com agrotóxicos;
    Tabagismo(indivíduo que fuma)
    Sedentarismo (indivíduo que não pratica esportes físicos).
    Sintomas
    Trombose
    Aneurismas
    Enfarte
    Derrame cerebral (Fortes dores de cabeça)

    Prevenção
    Evitar comidas gordurosas
    Ingerir frutas e verduras diversificadas
    Praticar atividade física
    Evitar obesidade
    Evitar cigarro ou álcool excessivo

    ResponderExcluir
  2. Arteriosclerose


    A arteriosclerose é uma doença que leva ao endurecimento, fechamento e enfraquecimento dos vasos do sanguíneos. Ela ocorre devido a um depósito de gordura nesses vasos.

    A doença pode acometer qualquer vaso sangüíneo, sendo os mais freqüentes: artéria aorta (principal vaso do corpo humano), artérias coronárias (as que irrigam o coração), artérias cerebrais (as que irrigam o cérebro) e as artérias periféricas (as que irrigam braços e pernas).

    A aterosclerose é a mais frequente, atinge artérias de grande e médio calibre, desencadeada pela acumulação de gordura, cálcio e outras substâncias nas paredes internas das artérias. A zona onde há a acumulação chama-se de placa. Esta reduz o calibre da artéria provocando diminuição da quantidade de sangue que consegue passar e consequente aumento do esforço do coração para bombear. Este esforço provoca hipertensão arterial sistólica.

    A superfície interna da artéria é lisa. Com aterosclerose torna-se irregular, o que constitui um obstáculo à circulação e facilita a formação de coágulos (trombos) no local da placa entupindo total ou parte da artéria impedindo ou diminuindo a passagem do sangue.


    A arteriosclerose é caracterizada pela falta de flexibilidade das artérias (veias de grande calibre que levam o sangue do coração aos órgãos) resultante do espessamento e endurecimento das paredes em determinadas zonas do corpo. É mais frequente nos homens e idosos.

    É classificada patologicamente em 3 tipos: arteriosclerose calcificante focal (esclerose de Monkberg), a arteriosclerose e a aterosclerose.

    Causas da Arteriosclerose


    - Idade avançada (a placa vai-se formando com o avançar da idade);

    - Colesterol elevado (o excesso acumula-se nas paredes das artérias);

    - Intoxicações (alteram a estrutura da parede das artérias);

    - Diabetes (dificulta a cicatrização das lesões e se não for tratada pode causar insuficiência cardíaca ou insuficiência renal);

    - Sífilis (a bactéria que provoca sífilis destrói a mucosa provocando cortes muito pequenos nesta mucosa);

    1º B - Alunos: Luis Henrique, Lucas Matheus, Miklas Adjer, Greysson Kelyson, Rodolfo José e Anthony Nicael - 1ºB

    ResponderExcluir